Nacional
Desde a escravatura à desorganização e à comida mal confecionada

Ljubomir Stanisic admite: «Foi um dos desafios mais difíceis da minha vida»

Seg, 05/11/2018 - 00:43

O programa Pesadelo Na Cozinha, desta semana, realizou-se em Braga, no restaurante Ninho de Sabores. Tudo o que acontece no estabelecimento deixa o chef Ljubomir Stanisic sem palavras.

Será que o restaurante Ninho de Sabores precisa de ajuda ou de um milagre? O programa Pesadelo Na Cozinha, desta semana, realizou-se em Braga e a primeira opinião do chef Ljubomir Stanisic foi encolher os ombros. Sem palavras, Ljubomir entrou em ação para conseguir ajudar o estabelecimento do proprietário Bruno.

O dono do restaurante e a cozinheira Susana são cunhados e estão no Ninho de Sabores há cerca de um ano. Bruno decidiu apostar em Braga porque os negócios anteriores falharam. Na restauração há três anos, os familiares não estão no melhor rumo para o negócio avançar.

Clientes queixam-se pelo tempo de espera, pelos pedidos que chegam errados à mesa, e pela comida mal confecionada. Bruno considera-se «mole em relação às pessoas e ao negócio» e Susana diz-se «resmungona e de ideias fixas».

«Há meses que despendemos do ordenado»

Assim que Ljubomir Stanisic entra no estabelecimento, Bruno diz que lhe «salta o coração do peito». Os cunhados querem aprender com o chef, mas nem tudo corre como esperado.

O proprietário contou ao chef Ljubomir que manter o restaurante «não tem sido fácil» e que o dinheiro «não dá para sustentar a casa a longo prazo». «Há meses que despedemos do ordenado para o restaurante continuar de pé», revelou Bruno.

Ljubomir Stanisic experimentou os pratos, mas não gostou da confeção da comida e das várias colheres que gastaram para levar os pratos à mesa. Cansado da espera, o primeiro dia é «sem palavras» para o chef.

«Isto para mim é uma paródia»

Ljubomir Stanisic fica incrédulo com a desorganização da cozinha, do facto das tomadas não funcionarem, com a maneira de como é feita a comida, e não percebe se o que está a acontecer é mesmo «real ou não». O chef não acredita na maneira como Susana corta a picanha e na falta de comunicação que existe entre ela e a ajudante de cozinha, a Fátima.

A cozinheira ficou nervosa com o chef, mas este não hesita. «Isto para mim é uma paródia. Dou-te cinco minutos para te organizares e já volto», disse o chef.

À conversa com os cunhados, Ljubomir dá o ponto da situação. «Entro na cozinha e a Susana está nervosa e está um ambiente de cortar a faca. Tu chamas-me para ajudar, mas esta cozinha não é cozinha. Uma coisa vai da lata para o tacho, a Francesinha é uma moda que nunca conheci, a carne vai com nervos para o prato...Isto aqui nem chega a ser um pesadelo, isto é tudo tão mau.», diz Ljubomir.

«Estás no mundo da cozinha e não percebes nada dele»

A relação entre Susana e o chef complica-se. Ljubomir mostra vontade em ajudar, mas não é correspondido. «Queres mesmo aprender a cozinhar?», questiona o chef a Susana. A cozinheira está no mundo dela e não ouve Ljubomir.

Ela bloqueou e os nervos apoderam-se de Susana. Ljubomir perde a paciência e diz-lhe, sem medos: «Estás no mundo da cozinha e não percebes nada dele».

Desde as falhas de comunicação entre cozinha e restaurante, à comida, à falta de vontade em aprender. Tudo corre mal.

«Há oito anos tive um restaurante que foi à falência. Tive de pedir a um amigo dinheiro emprestado para comer todos os dias»

Chef decidiu ter uma conversa séria com Susana. Dá-lhe força quanto a situação de vida da cozinheira e tenta abrir-lhe os olhos. «Tens um filho, não tens marido porque faleceu, mas tens de andar para a frente e pensar no teu futuro», afirmou. Em lágrimas, Susana revelou que «perdeu a casa» e Ljubomir conta-lhe a sua história de vida.

«Há oito anos tive um restaurante em Cascais que foi à falência. Tive de pedir a um amigo dinheiro emprestado para comer todos os dias. Achava que não valia nada, mas ao fim de três meses decidi: 'Eu tenho de fazer alguma coisa por mim' e apostei em mim».

«Tu fazes escravismo»

Chef fala com Bruno e diz-lhe abertamente que o proprietário não sabe como gerir um negócio. «Achas que és uma pessoa correta?», questiona o chef. «Tu fazes uma coisa que eu odeio, tu fazes escravismo. A Susana tem um filho de 15 anos, trabalha sete dias por semana. Onde é que ela vai arranjar tempo para estudar e para estar com o filho? Nem duas folgas tem», confrontou.

Ljubomir Stanisic tem muitas dúvidas de que o negócio funcione, mas não desiste.

«Foi um dos desafios mais difíceis da minha vida»

Bruno comunica à equipa que as coisas vão mudar no restaurante. Ljubomir sugere outros pratos e o centro de formação profissional para sector alimentar da Pontinha oferece um curso certificado de higiene e segurança alimentar ao staff do Ninho de Sabores. Susana terá uma formação especial para saber os métodos básicos da cozinha.

Chef Ljubomir muda a disposição da cozinha para que seja mais fácil trabalhar em equipa e os empregados ficam satisfeitos.

Tudo fica mais calmo no estabelecimento. Susana começa a saber pedir ajuda ao chef e garante que vai «aprender a desbloquear quando fica nervosa». Bruno promete ter mais «foco e ajudar a equipa».

O ambiente e a comida melhoraram e o restaurante ficou com mais cor. De sorriso no rosto, os clientes agradeceram.

«Foi um dos desafios mais difíceis da minha vida, mas levo uma coisa boa que é o sorriso da Susana e espero que ela tenha um futuro melhor», concluíu.

Fotos: D.R.


 

Siga a Nova Gente no Instagram