Nacional
Distúrbio incontrolável

Ângelo Rodrigues sofre de Clinomania

Ter, 30/10/2018 - 14:20

O ator confessou aos seguidores sofrer de um distúrbio muito particular. Saiba qual!

Ângelo Rodrigues sofre, tal como grande parte da população mundial, de clinomania. Trata-se de um distúrbio, muitas vezes confundido com preguiça, em sair da cama. A palavra clinomania vem do grego e significa obsessão em dormir. Esse problema pode estar relacionado a distúrbios do sono e à depressão.

Esta terça-feira, dia 30 de outubro, o ator da SIC partilhou uma Instastory com a seguinte descrição:

«Desejo excessivo de ficar na cama ou conservar a posição horizontal. Obsessão de dormir», pode ler-se na imagem.

Trata-se de um distúrbio que não é internacionalmente reconhecido em nível clínico. Define-se pela vontade incontrolável de permanecer na cama, voltando a dormir depois de acordar.

«Desde criança que tenho uma disfunção cerebral»

O ator da SIC continua a utilizar as redes sociais para desabafar sobre aspetos da sua vida. No dia 4 de setembro, Ângelo Rodrigues publicou uma fotografia com um texto onde conta detalhes curiosos sobre a sua infância.

Na descrição da foto, Ângelo revela que, quando era mais novo, para se entreter tinha por hábito criar o seu próprio dialecto e lia todas as palavras de trás para a frente, apelidando essa ‘mania’ de «disfunção cerebral».

«Desde criança que tenho uma disfunção cerebral que me ajuda a colmatar os momentos de maior tédio: ler todas as palavras de trás para a frente. 
Muito antes da tecnologia nos engolir e de passar horas no Instagram a esfregar o ecrã com o polegar, esta brincadeira fazia com que me isolasse no meu mundo enquanto criava um idioma que apenas os islandeses entendiam», pode ler-se.

Fotografias: Arquivo Impala e DR

Siga a Nova Gente no Instagram