Internacional
Morreu Shimon Peres

O histórico líder ganhou o Nobel da Paz em 1994

Qua, 28/09/2016 - 12:59

Antigo presidente de Israel morreu aos 93 anos, depois de estar hospitalizado em coma.

O político estava no hospital há duas semanas na sequência de um AVC onde foi mantido em coma induzido, na esperança que pudesse recuperar.

A morte de Shimon Peres foi anunciada pelo filho Nehemya Peres.

"É com grande tristeza que nós parte de um dos grandes líderes de Israel, um homem que dedicou sua vida ao serviço do seu país e do mundo, e amei o povo de Israel com todo o seu coração.
Shimon Peres - nono presidente de Israel, o primeiro-ministro, ministro em vários governos, e Prémio Nobel da Paz - um homem de visão e de ação.
Ele dedicou sua vida ao serviço. Ele garantiu capacidade de dissuasão de Israel e sua força defensiva, trabalhou para estabelecer a verdadeira paz dentro de Israel, bem como entre Israel e seus vizinhos, e pôs-se na vanguarda da transformação do país numa superpotência tecnológica - a nação de inicialização.
Inclinamos nossas cabeças em profunda tristeza pela perda de nosso pai, professor, líder, e amigo.
Que sua memória seja uma bênção."

O histórico líder de Israel fez parte do Governo hebraico por doze vezes, também como primeiro-ministro e como presidente da república.

Em 1994, recebeu o Nobel da Paz.

Um ano antes, marca a História do mundo estando ao lado de Yitzhak Rabin quando este apertou a mão de Yasser Arafat, o líder palestiano, nos jardins da Casa Branca, perante os olhos de Bill Clinton e do mundo.

Texto: Filipe Carvalho

 

Siga a Nova Gente no Instagram