Nacional
Matias Damásio

Filho sofre de autismo: «Chorámos muito e foi muito difícil para a família toda»

Sex, 03/04/2020 - 08:50

Matias Damásio escreveu um longo desabafo onde revela que o filho sofre de autismo e que demorou muito anos até conseguir chamá-lo de pai.

Matias Damásio revelou que o filho, Raul, de oito anos, sofre de autismo. Foi através de um longo texto publicado esta quinta-feira, 2 de abril, que o cantor deu a conhecer a condição do filho e revelou que sempre se sentiu impotente por não conseguir ajudar o menino a ter uma vida melhor, nomeadamente no que a uma cura diz respeito. 

Matias confessa que ele e a mulher Carolina procuraram diversas ajudas em todo o mundo, mas que só mais tarde perceberam que a meta do pequeno Raul não era ser igual aos irmãos, mas sim conseguir tornar-se «independente». Além disso o cantor afirma que a cura para o filho é o amor, principalmente o amor incondicional da mãe e dos irmãos. 

«A cura do autismo é dar amor! Respeitem e apoiem, por favor, o apelo do meu filho Raul Damásio, mais conhecido por Matias, que aos quatro anos foi diagnosticado com o autismo e tive que esperar anos para ele me chamar de pai. Na altura, a pior notícia que havia recebido em toda minha vida... Até perceber melhor, eu e a Carolina chorámos muito e foi muito difícil para família toda, porque havia, e até hoje houve poucos avanços sobre as causas e possíveis curas», começa por escrever o cantor.

«Aos oito anos chamou-me pai, acreditem foi melhor do que ganhar o Grammy»

«Desde aquela altura que convivo no silêncio, com muita dor e sobre tudo com um sentimento de impotência, por não conseguir ajudar o meu próprio filho. Ou seja, conquistei sonhos, gravei e vendi muitos e muitos discos, ganhei discos de ouro, cantei nos grandes palcos, ganhei prémios e viajei o mundo inteiro como sempre sonhei. Mas, se me perguntassem hoje, eu trocaria tudo isto por uma condição melhor para o meu Matias.

O Matias hoje cresceu e aos oito anos chamou-me de pai, acreditem foi melhor do que ganhar o Grammy. Com o andar do tempo procurámos várias ajudas: terapias, lemos livros e conversámos com vários doutores em todo o mundo. Foi evoluindo, até descobrirmos, que a meta não era só ele ser igual aos outros irmãos. Além de o tornar independente, a nossa meta foi também mostrar-lhe todos os minutos da nossa vida o amor que sentíamos e vamos sempre sentir por ele, fazê-lo sentir a importância que tem na nossa vida. Por isso, o amor cura o Matias todos os dias. Acima de tudo,o amor incondicional de Mãe, porque a Carolina para além de uma grande mulher, é a melhor mãe que o Matias podia ter, é ela, e os meus filhos Elielson e Gabriel que compensam a minha ausência, e o fazem sentir cada vez mais amado, e feliz. Obrigado por serem os “anjos da guarda” do Matias.  O Matias adora beijinhos e abraços, é uma criança muito especial. O maior tesouro das nossas vidas. Apoiar e respeitar a cura para o autismo é fazê-los sentir o amor... Te amo de todo o meu coração e alma filho da minha vida, e estou aqui sem medo para tudo que der e vier. Deus no comando sempre», terminou.

Assista aqui ao vídeo que Matias Damásio partilhou do filho:

O que é o autismo?

O autismo é uma perturbação do desenvolvimento que habitualmente se inicia nos primeiros três anos de vida. A maioria das crianças autistas assemelha-se às outras crianças mas exibem um comportamento diferente, realizando atividades estranhas e incompreensíveis.

Nas formas menos graves de autismo, as crianças falam e exibem capacidades intelectuais embora apresentem perturbações sociais e comportamentais. Embora se pensasse que o autismo era irreversível, hoje sabe-se que existem tratamentos que podem ser úteis.

Como se manifesta o autismo?

As alterações comportamentais típicas do autismo podem ser ou não aparentes na infância (18 a 24 meses), mas são, de um modo geral, mais evidentes entre os dois e os seis anos.

Como regra geral, será importante realizar-se uma avaliação mais completa na presença de um destes sinais:

  • A criança não balbucia nem emite sons aos 12 meses;
  • Não executa gestos (como apontar ou acenar) aos 12 meses;
  • Não pronuncia palavras simples aos 16 meses; não forma frases com duas palavras aos 24 meses;
  • Perdeu capacidades de linguagem ou competências sociais em qualquer idade.
  • A presença de um destes sinais não significa que a criança seja autista mas, uma vez que os sintomas do autismo são tão diversos, é importante, nestes casos, proceder a uma avaliação por uma equipa multidisciplinar, onde se englobam neurologistas, psicólogos, pediatras, terapeutas da fala e outros

Importa assinalar que, em 20 por cento dos casos, estas crianças também apresentam epilepsia

 

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Texto: Inês Marques Fernandes; Fotos: reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram