Nacional
João Ricardo com o filho

Rodrigo: o grande amor da vida do ator

Sex, 24/11/2017 - 12:24

João Ricardo vivia para o filho, Rodrigo, de 12 anos, a sua grande paixão e razão por que nunca teve outros filhos. «Ele é a tábua em que eu me agarro», disse antes de morrer. Reveja, na fotogaleria, alguns dos melhores momentos entre os dois

João Ricardo foi muitas coisas na vida. Trabalhou nas obras, foi artista, escritor, ator, até foi sem abrigo. Foi amigo, amante, companheiro, pai … E foi mesmo o papel de pai, o mais importante da sua vida e aquele de que mais se orgulhava. Ele dizia mesmo que Rodrigo, de 12 anos, era mesmo a sua grande paixão e a razão por que nunca teria outros filhos.

«Seria uma traição ao Rodrigo ter mais filhos», afirmou várias vezes. Também chegou a confessar numa entrevista, há cerca de 6 anos, que não se conseguia apaixonar verdadeiramente por ninguém por causa do amor que sentia pelo filho. «Não consigo partilhar o amor que tenho pelo Rodrigo, apesar de ser diferente. Algum dia chegará a pessoa que mexe comigo.»

Rodrigo, o seu companheiro de sempre e para sempre

João Ricardo morreu, esta quinta-feira, dia 23 de novembro. Tinha 53 anos e sofria de um tumor cerebral, ao qual foi operado de urgência no dia 7 de outubro do ano passado e que voltou em maio deste ano, levando-o à morte.

Depois do primeiro «susto», o ator deu algumas entrevistas onde falou de como o filho tratou e cuidou dele naquela fase. «Ele dizia-me que eu não podia beber determinadas bebidas, ou comer isto ou aquilo, e para ter cuidado. Passou a ser responsável por mim. O meu filho é a tábua em que eu me agarro. Tem 11 anos. Precisa de mim e eu preciso dele.»

Educação do filho assegurada

Durante alguns anos, João Ricardo teve uma vida difícil. Viveu na rua, experimentou drogas, chegou a «roubar moedas para comer»… Quem o «salvou» foram Manuel Cavaco e António Parente, diretor da SP Televisão.

E foi precisamente António Parente que garantiu ao ator que vai ajudar a que o seu filho, Rodrigo, tenha todas as condições para continuar a estudar. «Fazemo-lo na certeza de que assim o ajudamos a partir tranquilo», afirmou António Parente à revista TV 7 Dias.

Um livro de amor para que Rodrigo «soubesse o que era o amor romântico»

No meio de tanta coisa que fez na vida, João Ricardo escreveu o livro infantil «Queres Namorar Comigo?», dedicado ao filho para que ele «soubesse o que era o amor romântico», dizia.

«É um testemunho de vida, uma coisa que deixo para o meu filho recordar. Dizem que todos os homens têm que escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore. Uma semente já deixei, é o meu filho, o livro já tenho e vai ser publicado no Dia do Pai, a árvore penso que significa algo maior, e por isso escolhi este desafio”, afirmou em 2011.

Texto: Inês Neves  Fotos: D.R.

Siga a Nova Gente no Instagram