Saúde e Beleza
Dor Nas Articulações

Como tratar a osteoartrose

Seg, 07/10/2013 - 14:48

O frio e a humidade agravam a dor nas articulações. Mas poderá haver solução. Trata-se da combinação entre a glucosamina e a condroitina – substâncias naturais – que vários estudos indicam como sendo perfeitas para este problema.

É certo que as articulações só dão “dores de cabeça” numa idade avançada, mas isso não é uma regra e até há casos de jovens com este problema. A perda gradual da cartilagem – osteoartrose – conduz, muitas vezes, a dores intensas, bem como à degradação das articulações.

A chegada do frio e a humidade acentuam os sintomas e o doente recorre, muitas vezes, a medicamentos de forte dosagem para atenuar a dor. No entanto, existem vários estudos que dão conta de que será possível minimizar essas questões sem recorrer a químicos. Trata-se da combinação entre a glucosamina e a condroitina, ambas de origem natural, e que não só aliviam as dores articulares como melhoram significativamente o seu funcionamento.

Reparação da cartilagem
De acordo com a maioria dos estudos, em conjunto, a glucosamina e a condroitina parece impedir a degradação da cartilagem, ajudando a reparar parte da que está em falta. Até agora, nenhuma outra substância demonstrou este feito. A glucosamina estimula a síntese corporal de cartilagem e atua como um tijolo das articulações, enquanto a condroitina auxilia estas ações.

Chegou-se então à conclusão que a associação destas duas substâncias poderá prevenir a progressão da degradação enquanto alguns peritos afirmam ainda que também poderá contribuir para reconstruir lentamente parte dos tecidos danificados.

Seguro e eficaz
Oito a 12 semanas é o período de atuação da glucosamina com a condroitina. Uma combinação que, até à data, não apresenta efeitos secundários, pois tanto um componente como outro são parte natural da bioquímica corporal, o que faz com que não atuem como substâncias estranhas no corpo.

A importância do enxofre
A glucosamina apenas atua na presença de enxofre. Em muitos estudos utilizaram cloridrato de glucosamina, que não contém enxofre, enquanto outros – os que mostram bons efeitos – foram feitos com sulfato de glucosamina, com enxofre. É importante ter em conta esta informação, quando se procura um suplemento de glucosamina.

Como se degrada a cartilagem
Tal como qualquer outro tecido do corpo humano, a cartilagem depende dum aporte constante de nutrientes que participam nos mecanismos de produção e reparação, mantendo os tecidos em bom estado. Ao contrário de outros, na cartilagem não existem vasos sanguíneos.

Deste modo, é utilizado um mecanismo para levar os nutrientes: imagine uma esponja que pode absorver líquidos e libertá-los novamente quando se espreme. A cartilagem funciona de modo semelhante. Recebe a maior parte dos nutrientes para reparação através dum líquido existente no interior da cápsula articular. Além disso, funciona ainda como lubrificante das articulações.

Lesões relacionadas

  • Contusões
  • Luxação
  • Separação conjunta
  • Entorses de ligamento
  • Lesão de esforço
  • Movimento repetitivo
  • Lesões desportivas
  • Ligamento ou cartilagem rasgada

Zonas mais afetadas

  • Mãos – Afeta as articulações entre a segunda e a terceira falange, provocando abaulamentos articulares (nódulos de Heberden). Pode haver dor e inchaço por períodos variáveis.
  • Joelhos – Por ser uma articulação que suporta peso existem limitações de movimento, mas também derrames articulares, dor e alargamento das estruturas ósseas vizinhas.
  • Coxofemurais – O comprometimento, por vezes, é bilateral tornando- -se incapacitante. A dor é sentida na virilha ou na região lateral, com eventual irradiação para as nádegas e joelhos, confundindo o quadro clínico.
  • Coluna – Quando o envolvimento do tecido fibroelástico e as alterações ósseas vizinhas comprimem as raízes nervosas da coluna acontece a dor, os espasmos e as atrofias musculares, bem como a limitação dos movimentos.

Siga a Nova Gente no Instagram