Nacional
Diogo Valsassina

Desemprego causou-lhe problemas de autoestima: "é por eu ser magro?"

Dom, 15/11/2020 - 15:30

Diogo Valsassina recorda tempos em que não tinha emprego. Ator revela sofreu com problemas de autoestima por não conseguir trabalhar em televisão. Ana Guiomar esteve sempre ao seu lado

Diogo Valsassina esteve à conversa com Daniel Oliveira este sábado, 14 de novembro, no programa Alta Definição, na SIC. Entre vários temas, o ator falou abertamente sobre uma etapa menos boa da sua vida: a altura em que esteve desempregado. 

"No período em que estiveste seis anos sem trabalhar em televisão, como geriste isso?", questionou o apresentador. "Tentava ser uma pessoa muito positiva. Era difícil. Cheguei a uma altura em que pensei que não podia estar à espera que me caísse alguma coisa. Os meus pais sabiam o que se estava a passar, precisava de dinheiro, pedia-lhes emprestado. Já vivia com a [Ana] Guiomar e ela nisso foi um apoio inacreditável. Não sei se existiam muitas pessoas que iam aguentar o que ela aguentou", relembra. 

"De um dia para o outro o trabalho desapareceu depois dos Morangos…", continuou Daniel Oliveira. "Esqueceram-se, acho que foi isso", completou Valsassina. 

"Estive três anos no curto-circuito (...) Não é que eu me ache o melhor profissional de sempre, a pessoa mais incrível, mas não era péssimo, nem pouco mais ou menos. Sentes essa coisa de que parece que se esqueceram e custa muito. Tentei sempre não ser amargo, mas depois chega a um ponto que é quase impossível. Custava-me quando ligava a televisão e via coisas que eu podia estar a fazer. E com outra pessoa em casa, com quem vivia e era atriz, que nunca parou - felizmente e por mérito próprio - e custava-me. Via os outros a crescer e eu estava naquelas areias movediças, nem sabia como chegar às pessoas. Não tinha forma de conseguir chegar", conta.

"Tentava sempre ser positivo. Deitava-me à noite e pensava: tu vais ter a tua oportunidade", recorda. 

"Dava por mim num estado de amargura difícil de combater"

Diogo Valsassina assume que, durante aqueles tempos me que esteve sem emprego, chegou a pensar que o problema poderia ser o seu aspeto físico, o que mexeu diretamene com a sua autoestima. 

"Pensava: será que tem a ver com a forma como eu sou, com o meu corpo? Será que é por eu ser magro? Estas questões ficam na tua cabeça. Às vezes ficavam e remoíam e dava por mim num estado de amargura difícil de combater (...) A Guiomar era a pessoa que melhor percebia. Ela trabalha no meio, conhece-me bem e sabia que eu merecia mais. Eu também achava que merecia mais. Na altura nem evoluía enquanto profissional nem enquanto pessoa. Cheguei a ir a muitos castings porque ela me mandava."

"Houve momentos em que eu acordava depois de ter dormido se for preciso 14 horas, sem força, sem energia, sentava-me no sofá e ficava perdido na minha cabeça e nas minhas inseguranças. Mais tarde, chegou à conclusão que teria de sair daquela 'escuridão'. "Tu não és um miúdo, um puto, um incapaz, tens uma data de valências que outras pessoas não têm. Foi perceber do que eu sou capaz. Percebi nitidamente que conseguia fazer coisas incríveis, que muitas pessoas não conseguem, que sabia coisas que outras pessoas não sabem. Não posso ser condicionado pelo meu trabalho. A tua vida são as tuas pessoas, a tua família e amigos", remata. 

O início do namoro com Ana Guiomar 

Diogo Valsassina e Ana Guiomar conheceram-se na série juvenil Morangos Com Açúcar, em 2006, e o ator não tem dúvidas sobre o que cativou Ana Guiomar. "A minha persistência - andei seis meses atrás dela -, o meu charme, naturalmente, e a minha forma de ser de puto despreocupado, quero é rir e fazer rir. Por uma razão ou outra aquilo encaixou", diz entre risos. 

Já Ana Guiomar conquistou-o o seu "mau-feitio". "Era muito senhora, cheia de certezas sobre a vida, o mundo, o trabalho. Falava com ela e ela dava-me muita vontade de rir, ela era muito parvinha e eu parvo era. Toda a gente sabia que eu gostava dela e ela fez-me sofrer", lembra. 

Atualmente, Diogo Valsassina e Ana Guiomar estão noivos desde agosto deste ano. 

Texto: Joana Dantas Rebelo, Fotos: Redes Sociais 

Siga a Nova Gente no Instagram