Nacional Ver Video
Casados à Primeira Vista

João faz balanço do programa: «Não sei nada da Sónia... nem quero saber!»

Qui, 17/01/2019 - 19:00

O casamento com Sónia durou apenas três semanas e foi tudo menos um conto de fadas. João conversou, em exclusivo, com a Nova Gente sobre a relação com a ex-mulher.

A participação de João no programa Casados à Primeira Vista, da SIC, foi tudo menos fácil. Achava que ia encontrar a mulher dos seus sonhos através do formato, mas teve, acima de tudo, uma lição de vida.

Casou com Sónia sem nunca a ter visto e esse era, em primeiro lugar, o maior desafio. Mas o “inferno” do jovem de Coimbra começou na primeira manhã da lua-de-mel. «Nós chegámos ao México e houve o desligar por parte da Sónia a dizer 'não dá, não dá de todo'. Nesse período da lua-de-mel a Sónia contou-me que tinha tido um pedido de casamento do 'ex'. E não é fácil começar uma relação assim», conta em exclusivo à Nova Gente.

E revela o que poucos sabem. «Ela pediu para não contar a ninguém». E assim, João nunca deu a conhecer a alguém da produção o porquê das atitudes de Sónia. 

No fundo, “defendeu-a”, apesar dos “ataques” constantes a que foi sujeito. «Gostei da Sónia na primeira imagem que vi dela; uma mulher bonita. No México, não. Aquilo que vivi no México, foi aquilo que pedi para não ter. Alguém agressivo a falar... A mudança foi a partir da manhã da noite de núpcias», conta.

«Chorei no México»

Concorreu ao Casados à Primeira Vista para encontrar a mulher da sua vida. Percebeu, pouco mais de 24 horas depois do “sim”, que afinal de contas, aquela relação não iria longe. Na lua-de-mel garante que não se sentiu sozinho, mas sim a «desaproveitar aquele tempo.»

E terá João chorado por aquilo que estava a passar? «Chorei no México, mas não foi por causa da Sónia e por causa das atitudes dela. Foi porque estava num sítio fantástico, numa experiência fantástica e não consegui partilhar com outra pessoa. Ou seja, na minha memória, está um México fantástico e não está outra pessoa com quem possa ter partilhado. Não é de toda a memória que eu queria. E as lágrimas no final tem a ver com isso, não tem a ver com a Sónia», garante. 

Agressões verbais Vs Ajuda terapêutica

João assume que Sónia tem uma forma agressiva de falar. E todos os portugueses viram esse lado menos afável por parte da noiva. O arquiteto sentiu-se “fragilizado” e teve a necessidade de conversar com os terapeutas quando regressou da lua-de-mel. 

E isto, sem nunca contar que Sónia tinha sido pedida em casamento pelo ex-namorado. «Tive o cuidado de falar com cada um dos terapeutas, individualmente, em dias diferentes. Isto, para conseguir, a nível terapêutico e a nível de apoio, perceber qual seria a minha decisão na gala. Por um lado estava com a opção de terminar, fazendo-lhe a vontade, mas nós entramos como seres individuais para a experiência. Se eu estivesse a desistir estava a ir contra os meus valores. Eu sou uma pessoa que não desiste. Nunca devemos desistir por causa de outra pessoa. Devemos apenas desistir quando já não há mais. Então a minha decisão de ficar teve a ver por aí», explica.

«A Sónia pediu-me desculpa»

Terminada a participação no programa, na noite da última gala, o casal pediu o divórcio para «acelerar o processo.» Quando as imagens começaram a ir para o ar, João sentiu necessidade de proteger Sónia das críticas. «Senti-me na obrigação de falar com ela e de a proteger. A dizer para ela não ver, mas ela dizia que queria ver. E foi nessa ótica de dar apoio. Na altura não falávamos diariamente, mas a primeira vez que a vi depois do programa ,foi na gala final. Foi já dentro do estúdio».

E depois dessa gala, no jantar de Natal, «que já estava combinado há muito tempo», surgiu, nas redes sociais e na imprensa, uma fotografia onde João e Sónia aparecem bem dispostos. 

«Pessoas adultas não têm que se odiar», começa por dizer. Mas as coisas não correram como esperado. «Ela pediu desculpa. Só me disse 'peço desculpa na maneira como eu estava a reagir ao programa. Estava em pânico. Não era de todo a forma... não me revejo nas imagens. Eu não sou assim. Todos nós temos direitos a momentos maus'. Eu disse ok... Podíamos ficar amigos (…) a foto tinha a ver com dar oportunidade à amizade», continua. 

E o inevitável aconteceu: «Nessa altura da fotografia começam a haver notícias sobre uma reaproximação e ela não gostou. Foi na altura do programa da Júlia também (onde João esteve a dar entrevista)... Ela disse-me: 'Até parece que fiz alguma coisa de mal.' E por isso mesmo eu disse que não íamos ficar amigos. Desde o dia 12 de dezembro que não sei nada da Sónia... nem quero saber!»

Mas há mais. João apagou o número da ex-mulher. «Não é uma questão de mágoa. Podíamos estar a construir uma amizade e a vivermos a experiência. Agora não podemos estar só a olhar para a nossa imagem. Para mim acabou. Não entro nesse barco», finaliza.

Assista à primeira parte da entrevista no topo do artigo e à segunda no vídeo que se segue:

Texto: Andreia Costinha de Miranda; Fotos: DR

Siga a Nova Gente no Instagram