Nacional
Carolina Patrocínio

O mistério da barriga lisa e da excelente forma física após ser mãe, segundo uma ginecologista

Ter, 28/04/2020 - 12:00

Carolina Patrocínio surpreendeu novamente o público ao surgir de barriga completamente lisa, dois dias depois de ser mãe do pequeno Eduardo. A ginecologista Maria do Céu Santo explica porquê.

Carolina Patrocínio foi mãe pela quarta vez, a 20 de abril. O pequeno Eduardo nasceu de parto normal no Hospital da Luz, em Lisboa, e tem feito as delícias das irmãs mais velhas. Mas o que tem surpreendido realmente as mulheres deste País é a forma física invejável que a mulher de Gonçalo Uva exibe, dias depois de dar à luz.

No dia em que saiu da maternidade, Carolina Patrocínio vestia calças de ganga e um top justo, demonstrando estar a 100 por cento fisicamente. A NOVA GENTE falou com Maria do Céu Santo, ginecologista-obstetra, que explica o facto de haver mulheres que recuperam muito mais facilmente a forma física no pós-parto.

«Há muitas mulheres que aparentam ter a barriga lisa logo a seguir ao parto, mas, na verdade, estão com a pele toda enrugada, normal da gravidez e da pele ter esticado tanto», começa por referir a especialista, que sublinha que «cada corpo tem a sua fisionomia».

«O fator genético é fundamental para explicar este tipo de casos. Há quem recupere o corpo que tinha em poucas semanas, mas há quem demore anos! E as mulheres não devem sofrer com isso. A alimentação cuidada e o estilo de vida saudável, antes e durante a gravidez, são outros fatores fundamentais para voltar ao lugar rapidamente.»

O uso da cinta é «importantíssimo» para ajudar a fechar os ossos da bacia. «O objetivo das cintas não é retirar a barriga, mas ajudar a fechar os ossos da bacia. Não é preciso ser muita alta, há boas cintas à venda e muito confortáveis para qualquer tipo de corpo feminino.»

Exercício físico e sexo facilitam trabalho de parto

Carolina Patrocínio sempre foi bastante ativa e, durante a quarentena, mostrou-se várias vezes a fazer exercício físico até ao final da gravidez. Na véspera de ser mãe, a apresentadora da SIC partilhou uma imagem a treinar em cima de uma bicicleta, hábito que adota no pós-parto também.

Segundo Maria do Céu Santo, fazer exercício físico no final da gravidez facilita o trabalho de parto... isso e fazer muito sexo!

«Em geral, fazer exercício físico e sexo ativa e facilita o trabalho de parto, por isso é que o repouso atrasa. Quantos mais filhos se tem, mais fácil é, geralmente mais rápido», afirma a ginecologista, apelando ao bom senso das mulheres que seguem a apresentadora.

«As grávidas não se podem esquecer que devem praticar exercício físico, mas de forma adequada a cada uma delas. É fundamental as pessoas mexerem-se, mas com cuidado e evitando sempre tudo o que é de alto impacto. Os alongamentos são importantíssimos! Tal como a yoga e pilates.»

Quanto a relações sexuais... «Se não tiver contra-indicação do médico, deve fazer sexo até ao fim. O orgasmo contrai o útero, daí estimular o parto e acelerar o nascimento do bebé», explica.

 

Texto: Filipa Rosa; Fotos: Reprodução Instagram

 

Pontos de Venda das Nossas Revistas

Siga a Nova Gente no Instagram