Nacional
Bebé que nasceu de mãe morta

Médicos decidiram manter Lourenço vivo no último momento

Qui, 09/06/2016 - 13:56

O corpo de Sandra Pedro já estava no bloco operatório para serem retirados os órgãos para doação quando os médicos decidiram fazer um último exame ao bebé.

A Nova Gente teve acesso a informações que revelam as decisões tomadas pelos médicos que estavam a acompanhar o caso de Sandra Preto e do filho Lourenço. 

No dia 21 de Fevereiro, a paciente que estava em morte cerebral devido a um AVC hemorrágico foi levada para o bloco operatório central do Hospital de São José, onde iria decorrer o procedimento médico para que lhe fosse retirados os órgãos para doação.

Nessa altura, os médicos que acompanhavam o caso de Sandra Preto tomaram uma decisão que iria mudar o rumo da situação. Em pleno bloco operatório, decidiram fazer uma última ecografia ao feto. "Foi quase por descargo de consciência", conta-nos uma fonte ligada ao hospital. O que os médicos verificaram no exame é que o bebé tinha "boa vitalidade. O coração dele era forte. Batia normalmente como se não houvesse nenhum problema. Os médicos ficaram espantados", revela-nos a fonte. 

Surpreendida com o que estava a ver, a equipa de cirurgia decidiu parar a operação, tendo enviado os resultados dos exames para a Comissão de Ética dos Hospital de São José.

Texto: Filipe Carvalho

Siga a Nova Gente no Instagram