Internacional
Ajuda mulheres a sentirem-se de novo completas

É o anjo das sobreviventes do cancro de mama

Qui, 26/11/2015 - 23:47

Trabalha com o mesmo rigor e cuidado que um especialista médico. O trabalho de Vinnie Myers tem muita procura, mas ele não é médico.

Um ano depois de sua mastectomia e sete meses depois da última cirurgia de reconstrução dos seios, Jennifer Bohling despe a camisola e permanece de pé de fronte de um homem. Ela tira o papel que lhe cobre tronco despido e vira-se para aquele homem que acabou de conhecer há poucos minutos.

"Como é que eles estão?" Pergunta.

Vinnie Myers olha com cuidado para cada um dos seios de Bohling, calça as luvas de silicone e gentilmente aperta a pele da mama com a ponta dos dedos, antes de dar a sua avaliação inicial.

"Estão bem. Os seus seios parecem estar realmente muito bem", diz ele. "A forma dos seus novos seios está fantástica, mas as cicatrizes estão exatamente onde eu tenho de trabalhar, o que não é bom. Vai tornar todo o processo mais complicado", acrescenta.

Ele trabalha com o mesmo rigor e cuidado de um especialista médico. O trabalho de Myers tem muita procura, mas ele não é médico.

É reconhecido internacionalmente pela sua arte de tatuar, Myers é uma lenda nos círculos do tratamento do cancro da mama, tem um dom, pinta aréolas e mamilos tão realisticamente que parecem como os originais.

"Eu quero que elas se sintam bem"

Cerca de 231.800 mulheres foram diagnosticadas este ano com cancro da mama. Uma parte delas vai acabar por ter de fazer uma mastectomia. Durante a maioria das mastectomias, os médicos removem o tecido doente da mama, muitas vezes levando os mamilos e aréolas no processo.

Myers, de 53 anos, diz que os cirurgiões têm-se esquecido do significado deste passo final para as mulheres.

"Quando olham para os seios, tudo que veem são cicatrizes, e isso recorda-lhes o cancro", diz Myers. "Então, ao colocar este toque final, as mulheres esquecem outras imperfeições, porque têm algo para olhar, que é muito agradável".

Como Bohling, a maioria das mulheres que se submeteram à mastectomia, quando se entregam à arte Myers esperam sentir que é o fim de uma longa e árdua jornada de luta contra o cancro da mama.

Siga a Nova Gente no Instagram