Nacional
Agregado nada familiar

Uma família demasiado portuguesa

Dom, 26/02/2017 - 10:15

Em breve "Agregado Nada Familiar" promete colocar os portugueses a rir.

"O Agregado Nada Familiar vem um bocado da paixão que eu tenho pela série brasileira Sai de Baixo, é a minha referência. Acompanhamos o dia de uma família. A história anda à volta de um avô, que é muito surdo, mas só para o que lhe interessa, irá criar muitas confusões. Depois temos toda uma família disfuncional, que apesar de gostaram uns dos outros, vão criar mil e uma aventuras", começa por explicar, à Nova Gente, Tiago Dias encenador e um dos atores do elenco. Apesar de ter sido difícil preparar a peça, assume que tem sido um trabalho que lhe tem dado muito gozo. Segundo o próprio, este projeto nasce com a necessidade que há de colocar o público a rir. 

O projeto que começou por ser amador tem-se vindo a tornar cada vez mais profissional. "Já faço teatro há muito tempo e fui encenador durante uns anos, quando era mais novo. Decidi ir buscar algumas peças que tinha escrito e achei que podiam crescer e foi daí que começou tudo. Quisemos começar por um grupo amador, um grupo de amigos, mas foi crescendo. Tendo em conta que o projeto tomou uma dimensão muito maior, do que aquilo que esperava, neste momento já nos podemos afirmar como teatro profissional", avança Tiago.

Filipe Salgueiro regressa ao teatro com esta comédia, no papel do avô Armindo. Este senhor é um típico senhor de idade português que não tem muita paciência para as pessoas, então finge que é surdo. É um avô jovial e muito divertido. Acabo por ser o centro desta família. Acabo por passar 90% da peça em palco", refere o ator sobre a sua personagem. Refere, ainda, que aceitou este desafio por ser uma comédia muito comercial e pela transformação em se tornar uma pessoa com mais idade. “As pessoas não podem faltar a esta peça por várias razões. Primeiro porque não é usual fazer-se uma comédia em Portugal com um elenco superior a seis pessoas e nós fomos buscar o que se fazia antigamente, que é a alta comédia. É uma alta comédia à portuguesa. Além que para quem gosta de coisas bem escritas, este projeto é o ideal para viram ver”, termina.

Ficou conhecida na série Morangos Com Açúcar e Sandra Silva promete muitas gargalhadas. "Eu sou a Inês, uma menina com 16 anos, muito inocente e que adora o avô. Ando à procura do verdadeiro amor, mas sem sorte. Acaba por se apaixonar pelo Faísca, que é demasiado rebelde. Tenho uma boa relação com a mãe, mas com o meu irmão ainda estou a descobrir, porque não nos encontramos em cena", explica animada.

Agregado Nada Familiar conta, ainda, no elenco com Teresa Alves, Gonçalo Melo, Sofia Bichardo, José Fonseca, Cristina Silva e Tânya Martins. Estará em cena de 27 a 30 de abril, no Auditório Camões.

Fotos: Nova Gente e D.R.

Siga a Nova Gente no Instagram